Baseado na visão calvinista, como um individuo pode chegar a conclusão que é um eleito ou condenado sumariamente?
Na teologia calvinista, a certeza da eleição ou condenação não é algo que pode ser determinada diretamente pelo indivíduo de maneira objetiva e definitiva. No entanto, a doutrina calvinista oferece algumas orientações e sinais que podem ajudar os crentes a ter uma confiança razoável em sua eleição. Aqui estão alguns pontos chave sobre como um indivíduo pode buscar essa certeza:
1. Fé em Cristo
A confiança em Cristo e a fé genuína são vistas como evidências primárias da eleição. Se um indivíduo verdadeiramente crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, isso é considerado um sinal de que ele pode ser um dos eleitos.
- João 3:16: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
2. Transformação de Vida
A regeneração e a santificação são outros sinais importantes. Se a vida de uma pessoa está demonstrando frutos do Espírito e uma transformação contínua em direção à santidade, isso é um indicativo de eleição.
- Gálatas 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
3. Persistência na Fé
A perseverança na fé, mesmo diante das dificuldades e tentações, é outro sinal de eleição. A doutrina da Perseverança dos Santos afirma que aqueles que são verdadeiramente eleitos continuarão na fé até o fim.
- Filipenses 1:6: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”
4. Testemunho Interno do Espírito Santo
Os calvinistas acreditam que o Espírito Santo dá testemunho ao espírito dos crentes de que são filhos de Deus, proporcionando uma certeza interior da eleição.
- Romanos 8:16: “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”
5. Amor a Deus e ao Próximo
O amor genuíno por Deus e pelos outros é outro sinal importante de eleição. A Bíblia ensina que aqueles que são eleitos por Deus mostrarão amor verdadeiro.
- 1 João 4:7: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”
6. Confiança na Palavra de Deus
A aceitação e confiança na Bíblia como a Palavra de Deus e uma vida conformada aos seus ensinamentos também são indicativos de eleição.
- 2 Timóteo 3:16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
Considerações sobre a Condenação
Na teologia calvinista, não é comum que se discuta a condenação de indivíduos em termos pessoais, uma vez que o foco está geralmente em como identificar a eleição. No entanto, a falta persistente de fé em Cristo, a rejeição do evangelho, e a ausência de frutos do Espírito são considerados sinais de não-eleição ou condenação.
Conclusão
Para um indivíduo dentro da tradição calvinista, a confiança na eleição se baseia principalmente na fé em Cristo, na transformação contínua da vida pela obra do Espírito Santo, na perseverança na fé, no testemunho interno do Espírito, e na conformidade com a Palavra de Deus. A certeza absoluta da eleição só é plenamente conhecida por Deus, mas esses sinais podem proporcionar uma confiança substancial para os crentes.
